NOVA EDIÇÃO DO JORNAL MEGAFONE


Guido de Luna da Silva Teles tem 29 anos. Nasceu na freguesia de Angústias na cidade da Horta, ilha do Faial, no dia 19 de Setembro de 1986 e residiu no concelho de São Roque do Pico até iniciar o seu percurso académico no ensino superior.

Na Juventude Socialista, Guido Teles desempenhou diversos cargos. Foi Presidente da Comissão Regional da JS/Açores de 2009 a 2013 e membro desta em mandatos anteriores, Vice-Presidente da Comissão Nacional da JS no mandato 2012-2014 e membro desta em mandatos anteriores, membro do Secretariado Regional da JS/Açores, coordenador do núcleo da JS de São Roque do Pico e foi membro da equipa de redação do jornal oficial da Juventude Socialista, o “Jovem Socialista”.

Atualmente, desde 2014, Guido Teles é Presidente da Comissão Nacional da Juventude Socialista Portuguesa.

No Partido Socialista foi representante da JS na Comissão Nacional do PS, representante da JS/Açores na Comissão Regional do PS/Açores e membro do Secretariado Regional do PS/Açores.

Nas Legislativas Regionais de 2004 foi mandatário jovem da lista do Partido Socialista pela Ilha do Pico. No ano seguinte foi mandatário jovem da lista apresentada pelo Partido Socialista à Câmara Municipal de São Roque do Pico.

Na adolescência, presidiu à Comissão Instaladora da Associação de Estudantes da Escola Básica Integrada e Secundária de São Roque do Pico, tendo, de seguida, sido eleito para Presidente dessa associação por um mandato. Participou ainda no “Hemiciclo - Jogo da Cidadania”, Parlamento Jovem do Secundário, em dois anos consecutivos, sendo na sua segunda edição em que interveio eleito o 3.º melhor deputado do evento. Em consequência dessa participação teve a oportunidade de integrar a comitiva que representou a Região Autónoma dos Açores no “Euroescola”, iniciativa organizada pelo Parlamento Europeu em Estrasburgo, que constitui uma excelente oportunidade de debate e trabalho conjunto entre jovens dos diversos países da União Europeia.

Com 17 anos de idade foi eleito representante dos alunos da Escola Básica Integrada e Secundária de São Roque do Pico na Assembleia de Escola. Com essa idade, após terminar o ensino secundário, Guido Teles foi estudar para a cidade de Lisboa, onde frequentou o curso de Direito da Universidade de Lisboa na menção jurídico-políticas, concluindo-o com 22 anos com a média final de 15 valores.

Durante a vida académica desempenhou diversos cargos, como o de representante dos alunos na Assembleia de Representantes da Faculdade de Direito de Lisboa, ou o de membro do Secretariado do Núcleo de Estudantes Socialistas da Faculdade de Direito de Lisboa.

Regressou aos Açores no ano de 2009 para realizar o estágio profissional da Ordem dos Advogados, numa sociedade de advogados em Ponta Delgada. É advogado inscrito na Ordem dos Advogados desde agosto de 2013, com a atividade suspensa por exercer neste momento atividades incompatíveis com o exercício da advocacia.

Vive desde Março de 2012 em Angra do Heroísmo, onde primeiro exerceu a profissão de jurista. Em outubro de 2013 foi eleito Vereador da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, cargo que exerce atualmente a tempo inteiro.

Guido Teles é representante da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo na Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, Vogal da Direção da AGESPI – Associação para a Gestão do Parque Industrial da Ilha Terceira, Vice-Presidente do Conselho de Administração da GRATER – Associação de Desenvolvimento Rural e Secretário da Assembleia Geral da ART – Associação Regional de Turismo dos Açores.

No campo cívico e associativo, Guido Teles foi escuteiro, praticou futebol federado nos escalões de formação do Vitória Futebol Clube de São Roque do Pico, bem como andebol e basquete federado no Clube Desportivo Escolar de São Roque do Pico. Pratica voluntariado regularmente junto de associações sem fins lucrativos.